8 Dicas na hora de comprar

Recebemos muitos e-mails de casais que estão começando a construir a vida juntos e a maioria das dúvidas são sempre a respeito de como compramos o nosso primeiro apartamento. Realmente a aquisição de um imóvel é uma das decisões mais difíceis e importantes em nossa vida. Pensando nisso, resolvemos reunir algumas dicas para quem está pensando em passar por esse momento :)

 

1- Será que o momento é agora?
Antes de procurar qualquer apartamento, lembre-se que, mesmo que as condições do financiamento sejam bastante boas, quanto menor a parcela financiada, menor será seu gasto com juros. Por isso, o ideal é ter um bom valor para dar de entrada.
Mas lembre-se que vale mais a pena esperar um pouco e financiar um imóvel de dois dormitórios, que já atenda às suas necessidades futuras, do que financiar agora uma parcela maior de um imóvel de apenas um quarto. Portanto, o primeiro passo na direção da compra da casa própria é definir exatamente o que você quer. Não agora, que decidiu sair da casa dos seus pais, mas sim pensar que aquela casa vai cumprir sua necessidades futuras.

 

2- Atenção ao valor da parcela
O valor a ser pago na parcela é um dos itens mais importantes quando se quer comprar um imóvel financiado. Ter um apartamento é como ter um casamento, o financiamento dura em média entre 30, 35 anos. O ideal é que a parcela comprometa apenas 20% da sua renda líquida.

 

3- Localização
Escolher um local para morar é o ponto de partida para a procura de um imóvel. A região escolhida deve atender às suas principais necessidades.
Analisar a vizinhança, avaliar o acesso ao transporte público, visitar o local durante o dia e durante a noite, para saber se o imóvel é perigoso ou barulhento e também conhecer o trânsito local são alguns dos conselhos importantes nesta hora.

 

4- Lembre-se que a compra de um imóvel gera outros gastos:
Na época que compramos o apartamento, achávamos que era só aquilo e ponto. Só depois percebemos que as burocracias também gastavam muito e na época ficamos totalmente sem dinheiro devido aos imprevistos.
Portanto, agora a gente te explica! Antes de comprar o apartamento lembre-se sempre que você vai gastar dinheiro com:

*Imposto sobre transferência de bens imóveis (ITBI) de até 3% dependendo do município
*Escritura e registro em cartório
*Advogado
*Despesas com mudança
*Reformas
*Móveis e decoração.

 

5- Estabilidade
Prefira bairros que já estejam estabilizados e bem definidos. Um bairro novo ou em transformação pode trazer surpresas desagradáveis a médio prazo.

 

6- Apartamento Novo
O risco de falência da construtora é o maior pesadelo para quem compra imóvel na planta. Para diminuir o risco, procure sempre empresas com boas referências no mercado. Informe-se sobre o passado da empresa, outros empreendimentos, reclamações no Procon, etc.

7- Apartamento Usado
A vantagem de se comprar uma casa ou apartamento usado é o valor, que costuma ser menor. Porém é preciso conferir o estado do imóvel, principalmente com as instalações elétricas, hidráulicas, telhados, lajes, pisos e revestimentos. Ao longo do tempo podem surgir despesas inesperadas.

 

8- Antes de fechar negócio não se esqueça de:

*Observar que um imóvel relativamente barato pode ter um valor alto de condomínio.
*Verifique as condições da garagem: acessos, condições de manobra, problemas com umidade, infiltração, ventilação.
*Observe a orientação do sol. Fachada leste: sol pela manhã. Fachada oeste: sol pela tarde. Fachada norte: recebe sol o dia inteiro, mesmo no inverno.
*Após a compra, considere que algumas reformas causam menos transtorno quando feitas antes de se instalar em definitivo. Adequação hidráulica e elétrica, troca de revestimentos, pintura e execução de gesso, por exemplo, incomodam menos quando o imóvel está vazio.
*O importante ter muita calma para escolher as melhores alternativas e seguir pelo caminho mais vantajoso

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário